Curso de marketing digital, presencial de uma semana e com certificado Google gratuito. Pode isso Arnaldo? PODE!

Como eu já comentei por aí nos outros posts, eu vim para a Espanha para estudar e comecei esse blog justamente por estar estudando marketing digital, certo? Por isso aqui vou te contar como cheguei no Marketing Digital…

Assim que cheguei em Madrid tinha uma amiga já morando aqui e já fazendo uma pós, que no caso dela era em Neuromarketing. Ela me ajudou muito nessa aterrissagem madrileña, e uma das primeiras dicas que ela me deu era um curso de graça do Google que ela tinha acabado de fazer. Confesso que não acreditei: Curso do Google? De graça? Sim!

Trata-se do Actívate, uma iniciativa do Google na Espanha que oferece diversos cursos de capacitação digital tanto em aulas presenciais em várias cidades do país, quanto em aulas online. O objetivo é duplo: capacitar os jovens no assunto, que exige uma boa dose de investimento em estudos, e atender a demanda de profissionais capacitados no país para atuarem digitalmente. Claro que o Google é uma potência capitalista e não daria nada de graça, e quanto mais gente souber jogar seu jogo nos temas de publicidade digital, mais ele vai gerar de lucro.

Mas, sem querer acabar com o encanto que eu já acabei, vamos ao que interessa. Aqui conto passo a passo como foi tudo isso.

O primeiro passo: GMail, você sempre vai precisar do seu

A primeira coisa para fazer esses cursos é se increver na página do Activate. Atenção que é necessário ter um email Gmail, claro, já que é o email do Google. Aliás para qualquer que seja o produto Google que vc vai usar, seja baixar aplicativos em um celular com Android ou ser o mago da publicidade SEM, você vai precisar dele – Gmail. No final deste post te conto um pouquinho do que há por trás disso.

Segundo passo: Ser persistente

A persistência é importante pois as vagas para as turmas presenciais de Marketing Digital se esgotam rápido, especialmente para as turmas de Madrid. Eu só consegui me inscrever para Barcelona e foi a desculpa perfeita para conhecer logo a arqueinimiga da minha já amada Madrid. Em breve contarei sobre minha ida à Bcn.

Sagrada Família - Barcelona

Eu tentando enquadrar o topo da Sagrada Família. Um dos meus poucos pontos fracos na cidade. Assinado, uma madrileña 😓

Além de Madrid e Barcelona, outras cidades também recebem turmas. É preciso estar atento entrando sempre no site do Actívate para ver quais turmas estão abertas.

Como é o curso?

A plataforma Activate tem algumas BOAS ofertas de cursos. Todas com certificação do Google e de instituições parceiras, como a IAB Spain. A IAB (Interactive Advertising Bureau) é uma entidade global que representa todo o setor de publicidade digital, em todas suas formas de atuação. Além dela, os cursos Actívate também tem certificados pela Complutense (que seria nossa Uerj, mais ou menos), Universidad de Alicante e pela Escuela de Organización Industrial. Mas o mais importante é que cada curso tem sua instituição emissora de certificado.

FullSizeRender 3.jpg

Certificado das 40h de aula emitido pela Iab e Google Espanha

Os cursos se dividem em 2 modalidades: Presencial e Online, e os presenciais são o Básico em Marketing Digital (40h) e o de Empreendedorismo (21h). Os online contam também com o de marketing digital básico, além de muitos outros, e todos estão aqui. O legal disso tudo, é que os online qualquer um pode fazer. Se você não é fluente em Portunhol mas sim em Espanhol, tenta aí do Brasil 😉

Como foi o curso de Marketing Digital presencial?

Foram 5 dias intensos de aula. A primeira começava às 8am para dar tempo de pegarmos a credencial, e fazerem a apresentação do curso. As outras começavam às 9h, e todas iam até as 18h com 1h de parada para o almoço e duas pausas para o cafézinho já que ninguém é de ferro. As aulas aconteceram na Universidade de Economia e Empresa da Faculdade de Barcelona. A turma era imensa, e as aulas foram em um auditório. Eles nos pedem para levar Computador ou Tablet pois assim que somos aprovados para participar do curso, existe uma espécie de sala de aula virtual com todos os Slides das aulas, aos quais você terá acesso por tempo ilimitado (eu ainda acesso os meus). É ali também que estão as avaliações, que são provas de múltipla escolha feitas a cada dia de aula. Para seguir no curso, é preciso conquistar um percentual X de acertos nas provas diárias que englobam os temas falados naquele dia. No último dia há um provão com os conteúdos de todos os dias de aula.

Ao longo das aulas sempre havia um exercício prático que fazíamos em grupo. E tanto assistir as aulas como participar dos exercícios foram uma ótima oportunidade para praticar o idioma e conhecer pessoas.

IMG_4526.JPG

Trabalho em grupo. No caso, meu grupo.

Mkt Digital Google Activate BCN

Minha turma de Mkt Digital Google Activate BCN (Em bom carioquês, maior mulão)

Conclusão final:

Foi depois desse curso que eu decidi que faria uma pós em Marketing Digital, já que tenho 10 anos de formação em Marketing, os mesmos 10 anos em experiência básicamente offline, e para completar estudei em uma época que o Yahoo e Cadê ainda tinha alguma moral na hora fazer alguma busca na internet, DDI ainda era uma necessidade básica para expatriados, Blackberry era o grito da riqueza e o iPhone nem sonhava em nascer. Olhando esse gráfico,  dá para ter uma noção de tudo que mudou no mundo do marketing em 17 anos e o quanto eu tenho que correr atrás do prejuízo:

 

Global Internet Report 2015

Fonte da imagem: INTERNET SOCIETY GLOBAL INTERNET REPORT 2015

E qual minha opinião sobre o curso: Vale a pena? Vale, e muito! Mas apenas para quem não entende muito de publicidade programática, nunca ouviu falar de Search Enginee Optimization (SEO), Adwords, User Experience, e diversos outros temas que são extremamente úteis a qualquer empresa que queira ver e ser vista hoje em dia. O mundo não é mais dividido em on e off line, o mundo agora é Omnichannel (omni= todo, channel= canal), o que significa que sejamos um indivíduo, uma marca ou uma empresa, temos uma infinidade de ‘vitrines’ para sermos vistos, avaliados, contactados, comprados. Abaixo ponho um dos slides do curso que gostei bastante, e fala um pouco disso de diferentes vitrines ou prismas que nos expomos nos dias de hoje:

IMG_4256.JPG

O curso também serve para você entender e decidir se quer se aprofundar nesse mundo ou não. Uma amiga minha tentou e viu que não ia rolar, pois de fato o assunto é complexo, e não exige apenas estudo, mas também prática… (Alguém se lembra um dos motivos deste blog nascer?… Pois 🙂 ) Eu admito que ainda estou engatinhando, mas ninguém disse que seria fácil.

Por fim, como prometi acima, vamos desmascarar um pouquinho como funciona toda essa benece do Google.

Te pergunto: Como pode estarmos navegando em uma página de notícias, e um produto que pesquisamos o preço na loja de eletro no domingo passado aparecer em uma mensagem publicitária?

O responsável por isso são os ‘Cookies’. Cookies são pequenos arquivos que vão se acumulando nas memórias dos nossos dispositivos conectados à grande web, que enviam informações para poderosas plataformas (como o Google), ‘dedodurando’ tudo que fizemos, onde fomos, o que mais vemos, etc…

Captura de Tela 2017-07-04 às 02.55.36.png

Alguma lembrança? 🤔 E você achando que jamais iria participar de um BBB hein? rs

Hoje mesmo estava comentando com uma amiga radicada em Londres, com quem estava conversando por Vídeo chamas no skype ontem (atenção, SKYPE) sobre um tema específico, e hoje fui impactada por um anúncio no instagram a respeito desse tema es.pe.cí.fi.co. o qual jamais pesquisei. Na mesma hora lhe escrevi perguntando se ela tinha notícias de monitoramento feitos pelo Dr Zuckerberg (dono do Facebook e do Instagram) em conversas por Skype . (Senhores Lula, Temer, etc, O grampo não é um benefício somente de vocês ok?).

Voltando… O Google que não é bobo nem nada, tem diversas iscas feitas para monitorizar cada vez mais o que fazemos, e uma das chaves para isso é o seu email do Gmail. Assim que por exemplo, para usar seu Google Chrome seu Gmail está lá. Tem uma conta no Youtube? Adivinha… Baixar Candy Crush no seu Galaxy Super Power Blaster? Pois é. Não que usuários de IOs estejam livres, pois sempre existe uma maneira de monitorizar tudo que fazemos, e a isto chamamos de ‘Pegadas digitais’.

Aí você me pergunta: E como eu me escondo? Opção 1, se muda para uma ilha e não se conecta a nada (mas neste caso você também não vai consumir nada, então o Google não se importa muito com o que você faz), ou opção 2: tenta navegar no modo Janela Anônima. Isso não impede muitas coisas, mas evita o rastreamento dos sites que acessar e buscas que fizer, pelo menos.

Esse assunto é polêmico, extenso e complexo e a manipulação óptima e o aproveitamento destes dados é um grande desafio para profissionais de marketing/globais/modernos (prazer, eu, tu, nós). Mas com este post, tento deixar aqui uma explicação rápida para leigos sobre a máquina que gira o Google, e que nos faz entender um pouquinho porque cursos tão ricos de conteúdo e caros de investimento estão sendo oferecidos gratuitamente. O que também nos faz lembrar daquela velha máxima:

free_lunch

“Não existe almoço grátis”

Mas mesmo que paguemos de alguma forma, vamos aproveitar o banquete né?

‘Plus a mais’ sobre o tema para profissionais interessados: Certificações gratuitas Google

Você sabia que o Google tem uma Academia Online? Sim amigos. O movimento Pink e Cérebro do Google não começa no Activate. Ele tem uma poderosa plataforma de formação de acesso livre para profissionais da área. Além (ou relacionado à) desta plataforma, existe as certificações Google. Essas já foram cobradas, mas hoje são gratuitas, e te validam como especialista em ferramentas muito usadas no mercado de trabalho como Google Analytics e Google Adwords. Algumas empresas costumam pedir esta certificação para profissionais da área digital. Assim que vale a pena investir (tempo) e garantir a sua.

Cereja do bolo do ‘Plus a mais’ para profissionais interessados: Certificação gratuíta Facebook

Você sabia que o Facebook também tem sua certificação de proeficiência em Facebook Ads? Pois fique sabendo agora! Trata-se de uma plataforma de aprendizagem semelhante à do Google, neste caso chamada Facebook Blueprint. Nela o próprio ‘feici’ ensina e certifica profissionais como especialistas em suas ferramentas de publicidade paga e orgânica.

E aí? Tá reclamando que há muito tempo não estuda? Fica a dica, força na peruca e se joga nos cursinhos!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s