Cañas com amigos, Avenida Brasil, e Machado de Assis: O que tudo isso tem a ver com Madrid?

Como boa brasilenha expatriada, sinto mega orgulho quando vejo qualquer referência da nossa Pátria amada em terras estrangeiras, e morando aqui isso não é diferente. É só eu ver uma Havaiana nos pés de alguém, ouvir uma música tão nossa regravada em flamenco ou simplesmente encontrar alguma fachada de restaurante gritando Rodízio de carnes em verde e amarelo que meu coração palpita. 

Para ler escutando: Niña Pastori – Burbujas de Amor

havaianas brasileiras no verão de Madrid

havaianas brasileiras no verão de Madrid

Agora, acompanhem comigo esse momento: Imagina a recém chegada, dependente de Google Maps, buscando a melhor rota para encontrar uns amigos em um bar que está há 10 minutos de caminhada da sua casa. Zoom no mapa para cá, zoom no mapa para lá, vejo a seguinte informação:

Captura de Tela 2017-06-26 às 18.27.47.png

Notou alguma coisa? Santiago Bernabéu? Não! Vou te ajudar…

Captura de Tela 2017-06-26 às 18.28.46.png

Sim meus caros, existe um endereço madrilenho chamado Avenida de Brasil, e se não bastasse isso, tem uma estátua do Machado de Assis lá. A Rua que mais parece um recuo, praça ou qualquer coisa assim é um área com vários bares e discotecas bastante tradicionais (para os locais) daqui, como o Moby Dick que é uma sala de música, como eles dizem, todo decorado com tema náutico, e o Irish Rover, um pub cheio de ambientes e de decoração muito acolhedora. Assim que mais cedo ou mais tarde eu ia dar de cara com Dr Machado.

A rua/praça fica na zona de Cuzco, muito perto do famoso estádio Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid, e às Margens do Paseo de Castellana, via que corta o centro de Madrid de norte a sul, e é a área mais moderna da cidade, com edifícios corporativos e sedes de grandes empresas.

O motivo de Madrid ter uma rua em homenagem ao Brasil eu ainda não encontrei oficialmente. Imagino que seja pelos acordos bilaterais, pela boa relação entre os países, a questão cultural semelhante, etc… Mas o fato é que, dar de cara com Machado de Assis em plena ‘Lenha’ que é ser brasileña em um país que não é o seu me fez pensar algumas coisas.

IMG_3461.JPG

Como disse outro poeta contemporâneo, o impossível é só questão de opinião certo? No caso de Machado de Assis, expoente máximo da cultura e literatura brasileira, isso é mais do que um fato. Tudo porque nasceu mulato, descendente de escravos diretos em uma família pobre do morro do Livramento no Rio de Janeiro. Era epilético e gago, não estudou em escola particular, vendia doces quando não estava nas aulas, foi órfão de pai e mãe ainda criança sendo criado pela madrasta. Mesmo com tantos desafios sociais (alguns ainda muito atuais), ascendeu socialmente por seu intelecto, aprendeu quase que sozinho francês, inglês, alemão e espanhol, foi ministro, escreveu as maiores obras da literatura brasileira, e nada mais, nada menos fundou a Academia Brasileira de letras.

Aí um dia eu, com mãe, pai, com estudos, me virando em uns dois idiomas, me achando uma sofrida pelas dificuldades e desafios de morar longe da minha família, sem amigos, sentindo as diferenças por ser estrangeira e as dificuldades de achar um lugar ao sol, achando que não vou resistir ao desafio, dou de cara com Machadinho na minha vizinhança madrilenha… Coincidência? Mensagem do destino? Não sei, mas sei que esqueci de tudo, olhei para a história de Machado de Assis e me dei conta que o Impossível é mesmo só uma questão de opinião.

 

Captura de Tela 2017-08-14 às 04.06.39.png

Insira uma legenda

 

Um comentário sobre “Cañas com amigos, Avenida Brasil, e Machado de Assis: O que tudo isso tem a ver com Madrid?

  1. Clarissa Donda disse:

    E eis que eu estou amando este blog, que conheci no primeiro dia e que ele já está assim, recheadíssimo! Me gusta!
    Curti essas suas divagações sobre Machado. Lembro em algum lugar que li que há mais cursos de pós graduação especializados em Machado no exterior que no Brasil. É levar a gente ver um pouco de brasilidade perto da gente!
    Continua que tá lindo, Rafa!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s